domingo, 12 de maio de 2013

O Espelho


Eu não estou ficando mais jovem. O espelho me mostra isso a cada dia que passa. Mas também há tanto pra fazer e pra pensar que a minha juventude acaba sendo o preço a ser pago por todos esses dias.

Moro muito perto de um aeroporto. O que significa barulho. Meus momentos de paz dependem muito das condições meteorológicas e da quantidade de aviões que decolam e pousam. Engraçado, que quando pequeno sempre quis ser piloto. Hoje, tento pilotar a minha própria vida. Com algum sucesso.

Há meio ano fui a um brechó, pois precisava de algumas coisas para mobiliar o apartamento a preços módicos. Lá, havia um espelho. Eu sinceramente, não precisava de um espelho. Acabei comprando para alguma eventualidade.

Não sou um homem vaidoso, mas o pus em um canto da sala do apê. Ali ele ficou e durante umas boas semanas eu nem o olhava e até o esquecia por uns tempos. Uma noite, acordei para um copo d’água e no caminho para a geladeira não pude deixar de notar uma estranha claridade na minha mais nova aquisição. Estava brilhando! (?)

Fiquei paralisado por uns instantes olhando aquilo e pensando que certamente devia ter bebido demais, mas eu não tinha posto uma gota de álcool na boca. Então o que era aquilo afinal de contas?

Resolvi chegar mais perto, com muita calma, pé ante pé. Conforme eu me aproximava a claridade ia ficando maior e mais nítida, ganhando formas e feições conhecidas. Quando fiquei frente a frente com o espelho. Vi com estes olhos que um dia a terra há de terminar de comer (porque a hipermetropia já começou o processo), um rosto. Exatamente, um rosto que não era de homem, nem de mulher. Não dava para definir com certeza. Então, o mais bizarro aconteceu. O rosto me olhou e disse:

“Quer saber quem é a mais bela do reino ou quer saber seu futuro?”

No outro dia, fui ao brechó e devolvi o adivinho. Ele anda meio desatualizado. Não há mais reinos e essa coisa de “mais bela” hoje em dia, só em trajes de banho mesmo.

Pedi meu dinheiro de volta.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário