domingo, 17 de março de 2013

Festa


O salão iluminado e cheio alegrava os corações do Conde e da Condessa. Há tempos eles não davam um baile tão grandioso. Desde que um segredo decidiu se instalar em seu leito.

Mesas enormes repletas das frutas mais frescas, dos doces feitos pelos melhores confeiteiros da cidade e das carnes mais suculentas estavam à disposição dos convidados que vieram de todas as partes para testemunhar o triunfal retorno do casal a vida social.

Antes disso, fizeram uma longa viagem e mantiveram a mansão fechada durante meses. Hoje, tudo isso fora esquecido, pois a música e a sincronia dos casais executando as danças encantavam muito mais que possíveis dúvidas.

A Condessa havia mandado preparar toda a decoração e a comida com o máximo de esmero. Seu vestido, feito com a melhor seda. Não tinha descido ainda para onde a festa acontecia. Do andar de cima, olhava tudo atentamente procurando decifrar nos rostos dos casais se suas expectativas tinham sido alcançadas. Se eles estavam tão estupefatos com a imponência da festa quanto ela pensava que ficariam.

Alianças políticas. Só isso passava pela cabeça do Conde. A todo instante, entravam mais e mais homens influentes. Se a festa saísse do jeito que ele esperava, logo ele estaria dentro de um círculo digno dos homens mais importantes do lugar.

Desceram juntos e ao aparecer na escadaria da mansão foram muito aplaudidos por todos. Apertos de mão moderados, abraços socialmente mornos e beijos recheados com pose forma distribuídos ao longo de todo o salão pelos anfitriões.

Mas nem todos estavam contentes. Prejudicados numa compra de terreno pelos donos da festa, faziam questão de espalhar ao pé do ouvido, que o Conde e a Condessa já não tinham dinheiro e investiram todo o resto que havia lhes sobrado para aquela última tentativa desesperada de voltar às altas rodas.

O boato se espalhou como um rastilho de pólvora. Ao notarem os cochichos, o casal ordenou para seus serviçais mais leais e já de sobreaviso, que fechassem todas as portas e janelas da casa e que pusessem as chaves fora. Estavam dispensados do serviço assim que cada saída estivesse trancada pelo lado de fora.

O Conde e a Condessa desapareceram deixando para trás suas dívidas e uma festa que teria hora certa para acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário